.posts recentes

. Navegue no site oficial d...

. O meu ecoponto

. Red List - Espécies Ameaç...

. Quercus defende reutiliza...

. Centrais de dessalinizaçã...

. Relatório Anual do Sector...

. Um ano depois...

. Principais dados estatíst...

. Eco-eficiência

. Aventuras no Planeta das ...

.arquivos

. Agosto 2006

. Abril 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

Terça-feira, 23 de Agosto de 2005
Recicle as embalagens

A Sociedade Ponto Verde (SPV), a única entidade responsável, a nível nacional, pela valorização (aproveitamento) e reciclagem de embalagens usadas, anunciou recentemente a possibilidade de reciclar, a partir de agora, as embalagens de plástico que tenham contido óleos alimentares.


Esta medida exigiu adaptações da parte da Unidade Recicladora de embalagens de plástico de PET (tipo de plástico utilizado para produzir garrafas de água, óleo, refrigerantes, etc.), o que vai permitir aumentar as taxas de retoma deste tipo de embalagem. Dito de outra maneira: a reciclagem urbana do plástico pode ascender aos 7%.



Num momento, em que a palavra de ordem é, cada vez mais, Reciclar para Não Desperdiçar, contrariando, assim, a actual tendência consumista que conduz ao desperdício de matérias-primas, algumas delas em vias de se esgotarem, a reciclagem das embalagens referidas constitui um importante passo no cumprimento da directiva comunitária que estabelece em 55% a taxa mínima de reciclagem das embalagens até 2011 para os seus Estados-Membros.


Comparativamente com outros países europeus, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer até atingir essa meta, se atentarmos para o facto de Portugal reciclar apenas cerca de 15% das embalagens colocadas no mercado, dado este fornecido pela Sociedade Ponto Verde.



Esta realidade, responsabiliza não só os produtores de resíduos de embalagens, mas também todos nós consumidores das mesmas que temos um papel determinante na redução da quantidade de resíduos produzidos que vão para aterros sanitários, através do simples gesto de separarmos os diversos tipos de embalagens nas nossas casas e da sua correcta deposição nos respectivos  contentores  do Ecoponto.



Lembramos que, até há pouco tempo, as embalagens de óleo alimentar não eram passíveis de reciclagem, tendo como destino final o aterro sanitário. No entanto, e em boa hora, esta situação alterou-se e, de agora em diante, os cidadãos já podem separar as suas embalagens plásticas de óleo que devem ser depositadas no contentor Amarelo (Embalão) dos Ecopontos.



Colabore neste gesto, para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. As futuras gerações e o Ambiente agradecem!


In http://www.cm-seixal.pt/ambiente/amb_home.html

publicado por nelsonfq às 11:37
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 24 de Agosto de 2005 às 14:12
Oix!!! O teu blog trata de assuntos muito importantes e interessantes do nosso planeta, e um deles que me captou mais foi este da reciclagem... eu prórpia "impus" a regra de se começar a reciclar durante uma determinada altura, e todos concordaram...Eu acho que todo o mundo devia reciclar e fazer outras coisas mais para o seu planeta ficar cada vez melhor e não o contrário...Bem, agora em relação à qualidade do teu blog...Acho que ele está simples, mas de boa qualidade...Mas podias atrair a atenção dos visitantes com videos em relação aos temas que tratas ou falas no teu blog...é só uma sugestão...mas de resto está 5 *****...Parabéns...Espero que também comentes no meu blog...
Beijokas e Abraços...Continua assim...Vanda
(http://animeworld.blogs.sapo.pt)
(mailto:vanda_a_1@hotmail.com)

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Agosto 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds