.posts recentes

. Navegue no site oficial d...

. O meu ecoponto

. Red List - Espécies Ameaç...

. Quercus defende reutiliza...

. Centrais de dessalinizaçã...

. Relatório Anual do Sector...

. Um ano depois...

. Principais dados estatíst...

. Eco-eficiência

. Aventuras no Planeta das ...

.arquivos

. Agosto 2006

. Abril 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

Sábado, 23 de Abril de 2005
Energia Solar Fotovoltaica nos Edifícios

Cada vez mais investigadores alertam para a necessidade de encontrar nas energias renováveis uma alternativa real e fiável às formas convencionais de produção de energia eléctrica. As obrigações legais impostas pelas directivas comunitárias e pelo protocolo de Quioto, apenas reforçam esta necessidade.


Os sistemas solares fotovoltaicos são um bom exemplo de como se podem aproveitar os recursos renováveis. Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar, verificando-se um número médio anual de horas de sol entre 200 a 300 horas, o que equivale a cerca de 14 a 17 MJ/m2 de energia solar por dia . Deste modo, Portugal possui excelentes condições para a utilização dos sistemas solares fotovoltaicos.


Os investigadores, acreditam que os pequenos sistemas de armazenamento da energia solar  (abaixo de 1MW), instalados nos edifícios, podem ser o futuro dos países desenvolvidos. As mega centrais começam a deixar de fazer sentido.


A combinação entre a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica é outra possibilidade. Por exemplo, a água de um edifício pode ser aquecida através de um painel solar térmico e ao mesmo tempo pode produzir-se electricidade a partir de um painel solar fotovoltaico. E é possível ainda fazer arrefecimento com a energia solar.


Actualmente, 90% da energia consumida provém dos combustíveis fósseis e apenas 10% resulta de fontes renováveis de energia. Até 2010, Portugal tem que aumentar este valor para 39%, e no que diz respeito à energia solar fotovoltaica, esta terá que produzir pelo menos 150 MW.


Informações recentes levam a crer que neste momento já temos cerca de 140MW para se ligarem à rede o que significa que estaríamos a 10 MW. Aparentemente há um pedido de mais de 100 MW, portanto duplicaríamos eventualmente a meta antes de chegarmos a 2010.


O valor da electricidade produzida em sistemas pequenos e entregue à rede ronda os 50 cêntimos por kW – quatro vezes mais do que aquilo que pagamos nas nossas casas por cada unidade de electricidade que consumimos.


A Escola Alemã em Lisboa é já um exemplo da utilização de sistemas fotovoltaicos integrados em edifícios. Uma iniciativa que partiu do governo alemão para promover o programa “Telhados solares em escolas e instituições alemãs no estrangeiro”. Esta escola já consome energia solar térmica há cerca de 10 anos.


Agora foi a vez de apostar na fotovoltaica, utilizando dois tipos de tecnologias: painéis policristalinos e também de silício amorfo. Estes diferem na forma como são elaborados, na sua construção e claro, o custo dos painéis também é diferente. Os painéis de silício amorfo são  a solução mais económica, apesar de ocuparem o dobro da área dos painéis policristalinos. Estes, além de ocuparem menos espaço, são mais eficientes na conversão da radiação solar em energia eléctrica por metro quadrado


Este projecto traz ainda mais novidades...A Escola Alemã vai utilizar uma parte da produção de electricidade para consumo próprio a outra será exportada para a rede eléctrica nacional...o lucro vai suportar bolsas de mérito para os alunos. Um exemplo que podia ser seguido por outras escolas do país.


O problema reside no facto de muita gente ainda desconhecer o potencial desta fonte de energia renovável.


In http://2010.flmid.com


Ver também os sites:
Centro de Estudios de la Energía Solar > www.censolar.org
> Empresa brasileira de aquecedores solares > http://www.astrosol.com.br

> www.otrasenergias.com

publicado por nelsonfq às 03:38
link do post | comentar | favorito
|
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Agosto 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds