Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CURIOSO

O CURIOSO

02
Fev05

ESA

nelsonfq

esa.jpg

Organização de países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal (desde Janeiro de 2000) Reino Unido, Suécia e Suíça) envolvida na pesquisa e tecnologia espacial. Foi concebida em 1973 mas só se criou formalmente dois anos depois. Embora a sede da organização esteja em Paris, a ESA conta com diferentes centros espalhados pela Europa, cada um dos quais com responsabilidades específicas:

- o ESTEC (Centro Europeu Espacial de Investigação e Tecnologia) - situado em Noordwijk, na Holanda, é o centro de concepção da maior parte das naves espaciais da ESA;


- o ESOC (Centro Europeu de Operações Espaciais) - situado em Darmstadt, na Alemanha, é responsável pelo controlo dos satélites em órbita da ESA;


- o EAC (Centro Europeu de Astronautas) - situado em Colónia, na Alemanha, constitui o centro de treino de astronautas para missões futuras;


- o ESRIN (Instituto Europeu de Investigação Espacial) - situado em Frascati, na Itália, é responsável pela recolha, armazenamento e distribuição dos dados de satélite para os parceiros da ESA e funciona como centro de tecnologia de informação.


A Agência Espacial Europeia tem também entidades de contacto nos EUA, na Rússia e na Bélgica, bem como uma base de lançamento na Guiana Francesa e várias estações terrestres e de rastreio por todo o mundo.


A Agência Espacial Europeia (European Space Agency - ESA) desenvolveu vários satélites científicos e de comunicações, a sonda espacial Giotto e os foguetes Ariane. A ESA construiu o Spacelab e planeia construir a sua própria estação espacial Columbus que se irá ligar à estação espacial internacional Alfa. Até há pouco tempo, a ESA esteve a trabalhar no seu próprio projecto de um shuttle, o Hermes que, entretanto, foi abandonado.


Em prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />1999, a Esa esteve empenhada na construção da sua Estação Espacial Internacional e no telescópio XMM que irá possibilitar a investigação das galáxias mais longínquas.



Artigo retirado da Biblioteca Universal
2000 © Texto Editores

Ver também o site http://www.esa.int


Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D