. Navegue no site oficial d...
. Red List - Espécies Ameaç...
. Quercus defende reutiliza...
. Centrais de dessalinizaçã...
. Relatório Anual do Sector...
. Principais dados estatíst...
. Aventuras no Planeta das ...
A Sociedade Ponto Verde (SPV), a única entidade responsável, a nível nacional, pela valorização (aproveitamento) e reciclagem de embalagens usadas, anunciou recentemente a possibilidade de reciclar, a partir de agora, as embalagens de plástico que tenham contido óleos alimentares.
Esta medida exigiu adaptações da parte da Unidade Recicladora de embalagens de plástico de PET (tipo de plástico utilizado para produzir garrafas de água, óleo, refrigerantes, etc.), o que vai permitir aumentar as taxas de retoma deste tipo de embalagem. Dito de outra maneira: a reciclagem urbana do plástico pode ascender aos 7%.
Num momento, em que a palavra de ordem é, cada vez mais, Reciclar para Não Desperdiçar, contrariando, assim, a actual tendência consumista que conduz ao desperdício de matérias-primas, algumas delas em vias de se esgotarem, a reciclagem das embalagens referidas constitui um importante passo no cumprimento da directiva comunitária que estabelece em 55% a taxa mínima de reciclagem das embalagens até 2011 para os seus Estados-Membros.
Comparativamente com outros países europeus, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer até atingir essa meta, se atentarmos para o facto de Portugal reciclar apenas cerca de 15% das embalagens colocadas no mercado, dado este fornecido pela Sociedade Ponto Verde.
Esta realidade, responsabiliza não só os produtores de resíduos de embalagens, mas também todos nós consumidores das mesmas que temos um papel determinante na redução da quantidade de resíduos produzidos que vão para aterros sanitários, através do simples gesto de separarmos os diversos tipos de embalagens nas nossas casas e da sua correcta deposição nos respectivos contentores do Ecoponto.
Lembramos que, até há pouco tempo, as embalagens de óleo alimentar não eram passíveis de reciclagem, tendo como destino final o aterro sanitário. No entanto, e em boa hora, esta situação alterou-se e, de agora em diante, os cidadãos já podem separar as suas embalagens plásticas de óleo que devem ser depositadas no contentor Amarelo (Embalão) dos Ecopontos.
Colabore neste gesto, para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. As futuras gerações e o Ambiente agradecem!