Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CURIOSO

O CURIOSO

19
Ago05

Écrãs CRT, LCD e de plasma

nelsonfq

Um ecrã CRT (Catodic Rays Tub) é constituído por fosforetos vermelhos, azuis e verdes que brilham, criando pontos de luz coloridos, quando são atingidos por electrões. Quando se aplica uma corrente eléctrica, libertam-se electrões dum cátodo (eléctrodo negativo) em direcção a um ánodo (eléctrodo positivo). Estes electrões atravessam um tubo (tubo de raios catódicos), até baterem no interior do ecrã, onde se encontram os fosforetos. Cada linha de fosforetos é renovada 50 ou 100 vezes por segundo (frequência de 50 Hz ou 100 Hz) para formar a imagem.


Um ecrã LCD (Liquid Cristal Display) consiste em duas folhas de filtros de plástico polarizado e uma camada de cristais líquidos. Quando se aplica uma corrente eléctrica a um pixel, os cristais líquidos viram-se para um determinado ângulo e bloqueiam a passagem de determinado tipo de luz nesse ponto, funcionando como um filtro. Juntando filas alternadas de filtros vermelhos, verdes e azuis e colocando uma luz forte na parte de trás do painel, torna-se possível formar imagens.


Um ecrã de plasma é um vidro com um conjunto de pequenos compartimentos selados e atravessados por eléctrodos. Há três compartimentos por cada pixel de imagem, cada um revestido por fosforetos vermelhos, verdes ou azuis e preenchido com um gás de plasma. Quando se aplica uma corrente eléctrica, o gás de plasma emite electrões que excitam os fosforetos até estes brilharem e formarem imagens.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D