Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O CURIOSO

O CURIOSO

07
Jul05

Jill Tarter e a busca de inteligência extraterrestre

nelsonfq

seti.jpg

Jill Tarter, a directora de investigação do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), sigla em inglês de busca de inteligência extraterrestre, fundado em 1984, já gastou quase meia vida à espreita no seu posto de vigia e comando, na esperança de captar um sinal artificial de microondas (com frequência inferior a 300 MHz) que demonstre a existência de uma forma de vida inteligente fora do Sistema Solar. prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />


 


Este trabalho foi realizado no observatório de Arecibo, prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Porto Rico, constituído pelo maior radiotelescópio do mundo, com um diâmetro de 305 m, formado por 38 778 painéis reflectores de alumínio, cuja missão é a recepção de sinais que demonstrem a existência de vida inteligente extraterrestre.


 


À razão de quase 15 mil sinais analisados por noite, a maior parte dos quais proveniente da própria Terra, e escrutinadas mais de mil estrelas dos quatrocentos mil milhões que povoam a nossa galáxia, o resultado tem sido, até agora, negativo.


 


O Allen Telescope Array (Califórnia), um grupo de antenas que equivalem a um telescópio com um hectare de superfície, irá ser utilizado para continuar o trabalho realizado no radiotelescópio de Arecibo, no âmbito do Projecto Phoenix, liderado por Jill Tarter.


 


Jill Tarter serviu de modelo a Carl Sagan para conceber a personagem central do seu romance Contacto, interpretado no grande ecrã por Jodie Foster.


 


Enquanto se espera que os extraterrestres dêem sinal, o próprio Homem já tentou uma aproximação. Em 1972, a sonda Pioner F levou para o espaço uma placa de alumínio revestida de ouro. Continha uma mensagem informativa sobre o ser humano e sobre a nossa posição no universo, dirigida a qualquer inteligência superior: imagens de um homem e de uma mulher nus e alguns dados. Em 1974, outra mensagem, transmitida a partir de Arecibo, foi enviada para o enxame de estrelas M13, na constelação de Hércules. Levará 25 mil anos até ao destino. Por outro lado, as sondas Voyager I e II foram lançadas em 1977 com um disco que contém dados sobre os nossos cérebros, fotografias e música (ver foto).


 


In "A Orelha de Jill", SUPER INTERESSANTE, 84, Abril 2005 



> Instituto SETI:
www.seti.org

> Colabore no projecto “SETI@home”, participando na busca de inteligência extraterrestre, através do software “BOINC” que analisa dados recolhidos pelo radiotelescópio: http://setiathome.berkeley.edu


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D