Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CURIOSO

O CURIOSO

09
Mai05

Poupança de Energia

nelsonfq

Confecção de Alimentos


 


Nos fogões e placas a gás, a chama não deve ultrapassar a base do recipiente, para maximizar o aproveitamento do calor.

Deve desligar o seu forno algum tempo antes de finalizar o cozinhado, uma vez que este manterá a temperatura durante alguns minutos, permitindo poupar energia.

Sempre que possível, tape bem os seus recipientes durante a confecção dos alimentos.


 


 


Aquecimento das águas sanitárias


 


Certifique-se de que o seu sistema de aquecimento de águas é adequado às suas necessidades em termos de potência e capacidade.



Regule o equipamento de aquecimento de águas (caldeira, esquentador ou termoacumulador) para a temperatura mínima que lhe permite uma utilização confortável, evitando situações de sobreaquecimento. Se habitualmente mistura muita água fria para obter a temperatura ideal é porque pode baixar o nível de aquecimento, poupando energia.


 


 


Lavagens de loiça e roupa


 


Na escolha de máquinas de lavar roupa ou louça, seleccione equipamentos com programador da hora de funcionamento. Desta forma pode efectuar as lavagens nas horas de vazio em que a energia é mais económica (caso tenha acesso a uma tarifa eléctrica bi-horária).



Deve ajustar a carga da máquina à capacidade útil indicada pelo fabricante, de forma a não desperdiçar energia.


 


 


Aquecimento ambiente


Mantenha um bom isolamento das suas portas e janelas, calafetando as juntas e os batentes para que não se verifiquem perdas de energia para o exterior.


Instale no seu sistema de aquecimento um dispositivo de regulação automática da temperatura desejada e dos períodos de funcionamento (termóstato, relógio programável, ou outro). Desta forma só gastará a energia estritamente necessária para as suas necessidades.


Faça todos os anos uma revisão dos seus equipamentos, de forma a assegurar o seu correcto funcionamento, sem perdas desnecessárias de energia.


Iluminação


- Substitua as suas lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo energético, sempre que o local de instalação o permita.


- Utilize lâmpadas compactas fluorescentes porque poupam muita energia. Duram mais e gastam a quarta parte da energia que gasta uma lâmpada incandescente. Mudar uma lâmpada tradicional por uma energeticamente eficiente pode reduzir meia tonelada de dióxido de carbono.


- Apague as luzes quando já não precisar delas. Ao diminuir gastos de electricidade, ajuda a reduzir a produção de dióxido de enxofre proveniente das centrais eléctricas.


- Utilizar, sempre que possível, a iluminação natural. Estará a poupar electricidade.


- Instale detectores de presença que desligam as luzes sempre que uma sala está desocupada.


- Pode reduzir o consumo de electricidade se substituir a iluminação de tecto por iluminação mais directa, como por exemplo, candeeiros em secretárias de trabalho.


- Utilizar, sempre que possível, apenas uma lâmpada em vez de várias.


- Pinte as divisões da casa com cores claras, porque as tintas escuras absorvem a luz enquanto que as claras reflectem-na.


Escolha da Tarifa Eléctrica


 


Instale um contador bi-horário, com tarifa eléctrica mais económica nas horas de vazio, e concentre os seus consumos ocasionais nos períodos mais económicos (lavagens de roupa e louça, passagens de roupa a ferro, etc.).


 


In http://www.galpenergia.com

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D