Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O CURIOSO

O CURIOSO

29
Abr05

Plasma, Fusão Nuclear e Produção de Energia Eléctrica

nelsonfq

O plasma é um gás ionizado no qual, em vez de átomos, existem iões positivos e electrões livres que se libertaram da força atractiva do núcleo.


O plasma forma-se nas estrelas durante as reacções químicas de fusão nuclear, que ocorrem a uma temperatura que ronda os 10 milhões de graus centígrados. Durante a fusão nuclear ocorre libertação de energia que é responsável pela energia das estrelas.


O plasma é o quarto estado da matéria que os físicos tentam reproduzir em laboratório. Para formar o plasma são precisos reactores de fusão bastante complexos, que utilizam dois isótopos do hidrogénio: o deutério, que pode ser extraído da água, e o trítio, que poderá ser produzido a partir de um metal, o lítio, leve e abundante na natureza. Na prática, basta um grama deste combustível para produzir energia equivalente à libertada por 11 toneladas de carvão.


A energia libertada pela fusão nuclear pode ser utilizada para produzir energia eléctrica. Para isso, a energia tem que ser captada por um circuito comutador de calor, de modo a aquecer um líquido e a transformá-lo em vapor. Este vapor vai fazer mover as turbinas, que produzem energia eléctrica.


Ver os sites:
Centro de Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico > http://www.cfn.ist.utl.pt/pt 
Agência Internacional de Energia Atómica > http://www.iaea.org

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D