Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CURIOSO

O CURIOSO

11
Abr05

Hidrogénio: o combustível alternativo do futuro

nelsonfq

O hidrogénio é o combustível alternativo do futuro.


Os investigadores da General Motors dizem-se preparados para comercializar veículos a hidrogénio já a partir de 2010, mas até lá é preciso estabelecer custos, definir formas de produção e saber como levar o hidrogénio até às estações de serviço. Isto além da necessidade de convencer as gasolineiras a entrar num negócio que ainda vive à sombra do petróleo.


Certa é já a intenção do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia, nos Açores, de criar uma central de produção de hidrogénio na ilha Terceira, que deverá ficar situada na Serra do Cume. Os Açores têm uma vantagem muito forte na área do hidrogénio, pois produzem excesso de energia renovável. E quando a energia renovável é excedentária, uma forte aplicação dessa energia é na produção de hidrogénio. Portanto, os Açores surgem como uma grande potência para poder produzir hidrogénio.



Assim, os Açores esperam ter autocarros movidos a hidrogénio (H2 Bus) a circular na ilha, tal como acontece no Porto com o projecto europeu «Cute», que pretende estimular a produção de energias alternativas que libertem a Europa da dependência dos combustíveis fósseis e contribuir para a melhoria da qualidade do ar através da diminuição de emissões poluentes estipulada no Protocolo de Quioto. Esta experiência decorre em 8 cidades europeias e, no caso português, os Serviços de Transportes Colectivos do Porto aderiram ao projecto com 3 autocarros. Estes autocarros são veículos ecológicos pois não emitem nenhum gás poluente.


Os H2 Bus estão a operar neste momento e com índices de fiabilidade que, obviamente, ainda não são a 100 por cento. Os protótipos vão surgindo, mas é preciso criar um clima que permita o entendimento entre os construtores de automóveis e as empresas petrolíferas, de forma a satisfazerem as necessidades dos consumidores. Dizem os especialistas que tal deverá acontecer a partir de 2015.


Ver o site da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio: http://www.ap2h2.pt


Ver o site do projecto europeu «Cute»: http://www.fuel-cell-bus-club.com


Ver O Curioso > Janeiro 2005 > Pilhas de Combustível (http://nelsonfq.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_01.html)

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D