Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CURIOSO

O CURIOSO

11
Abr05

Fiação

nelsonfq
Processo de transformação de fibras têxteis em fios. O fabrico varia de acordo com o tipo de fibras, sejam estas contínuas, como a seda, ou descontínuas, como o algodão, o cânhamo, a juta, a lã ou o linho.

No primeiro caso, os procedimentos consistem em juntar vários fios de seda torcidos, aumentando-lhes assim a resistência. São lavados com água e sabão, e posteriormente enrolados em bobines. Finalmente, o fio é torcido e preparado para tingimento.

No caso das fibras descontínuas, são limpas, batidas, penteadas e cardadas. Posteriormente, são reunidas e torcidas para formar um fio, e, finalmente, são seleccionadas e embaladas de acordo com a sua espessura.

As fibras químicas são obtidas a partir de matérias-primas que apresentam geralmente um aspecto viscoso, por extrusão através dos orifícios de uma fieira. Posteriormente, esses filamentos são solidificados.

No caso das fibras sintéticas (poliméricas) a fiação dá-se por fusão, procedendo-se também à extrusão dos filamentos, solidificados neste caso por arrefecimento.

A fiação é uma das mais antigas actividades humanas, sabendo-se que há cerca de 9 mil anos já se usavam fusos e rocas rudimentares.

No início do século XIV, a roda de fiar surgiu na Europa, pensando-se que já era usada anteriormente no Oriente. Com este novo processo, o fuso passava a girar mecanicamente. No século seguinte, a roda já servia simultaneamente para torcer e orientar o fio na direcção de uma bobina.

Por volta de 1767, James Hargreaves construiu uma máquina de fiar que podia trabalhar com 8 e, depois, 16 fusos ao mesmo tempo. Mais tarde, em 1779, Samuel Crompton criou uma nova máquina de fiar que tinha uma armação móvel que suportava os fusos e que ainda hoje é usada.

 

Artigo retirado da Biblioteca Universal da Texto Editores

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2005
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D