. Navegue no site oficial d...
. Red List - Espécies Ameaç...
. Quercus defende reutiliza...
. Centrais de dessalinizaçã...
. Relatório Anual do Sector...
. Principais dados estatíst...
. Aventuras no Planeta das ...
Arquimedes nasceu em Siracusa, na ilha Sicília. Este ilustre matemático grego realizou grandes descobertas nas áreas da geometria, hidrostática, astronomia e mecânica óptica. Foi autor de vários projectos de máquinas de guerra concebidas para defender Siracusa e foi morto quando os romanos invadiram a cidade.
A Arquimedes ficou a dever-se uma lei sobre a deslocação de fluidos, designada por «princípio de Arquimedes». Pensa-se que este princípio foi descoberto quando foi aos banhos públicos e viu a água a transbordar, então ficou tão entusiasmado que correu para casa nu, a gritar: «Eureka! Eureka!» («Descobri! Descobri!»).
Este princípio foi utilizado por Arquimedes para demonstrar as suspeitas do rei Hieron II de que o ourives do reino tinha adulterado a sua coroa, com ouro e prata.
Arquimedes concebeu um modelo mecânico planetário que demonstrou o movimento do Sol, da Lua e dos planetas e, possivelmente, das constelações no céu.
Escreveu muitos tratados matemáticos, alguns dos quais chegaram aos nossos dias, sob formas alteradas de tradução árabe. Arquimedes investigou o valor de <pi>, através de aproximações. Dedicou-se à forma de exprimir números muito grandes, através de uma notação especial. Foi autor de métodos de resolução de equações cúbicas; de determinação de raízes quadradas por aproximação e de fórmulas de cálculo de áreas de superfícies e volumes de sólidos.
Dedicou-se ainda a demonstrar matematicamente descobertas feitas pela experiência e pela observação, o que viria a tornar-se, na alta Renascença, o método da ciência moderna. Por exemplo, a alavanca já era utilizada por outros cientistas, mas foi Arquimedes quem demonstrou, através da matemática, que a força aplicada para erguer a carga é inversamente proporcional à razão das distâncias da força e da carga ao fulcro da alavanca.
Artigo retirado da Biblioteca Universal da Texto Editores